SOBRE O AMP

O que é o estudo AMP?

AMP significa Anticorpos Mediando a Prevenção (do inglês Antibody Mediated Prevention). Esta é a ideia de administrar anticorpos às pessoas para avaliar se estes as protegem contra a infecção por HIV. 

O estudo AMP é uma nova ideia para a prevenção do HIV que está relacionada com o que tem sido feito nas pesquisas da vacina contra o HIV. Nos estudos tradicionais de vacinas contra o HIV, é administrada uma vacina às pessoas e os pesquisadores aguardam para verificar se o seu organismo produz em resposta anticorpos contra o HIV. Neste estudo, vamos pular esta etapa e administrar diretamente os anticorpos. Faremos isso através de uma infusão intravenosa (IV) , como por exemplo quando recebemos soro na veia. Este é o primeiro estudo que irá testar se os anticorpos podem prevenir as infecções por HIV nas pessoas.

O que é este anticorpo?

É um anticorpo neutralizante de largo espectro do HIV. Seu nome é VRC01. Ele impede o HIV de ligar-se às células de defesas humanas  (células T)ao ligar-se ao vírus, impedindo-o de infectar as células T.

(1) O anticorpo VRC01 é capaz de ligar-se ao HIV no (2)  ponto de ligação CD4 da proteína gp120. (3)  Isto neutraliza o HIV e impede o HIV de conseguir ligar-se às células e infectá-las.

Quem está realizando este estudo?

O estudo está sendo realizado por dois grupos, a Rede de Ensaios Clínicos de Vacinas contra o HIV (HVTN) e a Rede de Ensaios Clínicos de Prevenção do HIV (HPTN).

QUER NOS AJUDAR NA LUTA CONTRA O HIV? Seja voluntário! Fale conosco para saber mais sobre o Estudo AMP.